27/04/2009

Horror (publicado originalmente em 2003)

Boas, amigos.
Após quase um mês de horror puro, cá estou de volta.

"The horror! The horror!" e "Oh, the humanity!" caem como uma luva para os pesadelos que eu vivenciei e que passo a narrar agora:

1) O processador do meu computador reserva faleceu aos 10 de agosto do corrente. Até aí, tudo bem.

2) A placa-mãe do meu titular pifou uma semana depois. Chato, mas dá para ligar para os clientes avisando sobre um pequeno atraso. Até aí, tudo bem.

3) Os pentes de memória do meu titular são caducos, não servem nas placas-mãe atuais. O técnico tenta achar uma placa para meu Pentium IV 1.6 que aceite meus pentes. "Hum, isto vai demorar." Entrementes, clientes começam a telefonar ainda controlando o pânico na voz. Graças ao bom Deus, o reserva ressurge das cinzas, transplantado com um novo processador. "Vamos lá."

4) O meu teclado e o computador reserva são incompatíveis: um tem gênio serial; o outro, PS2. Não batem. "Tudo bem", eu digo. "Basta instalar o teclado antigo". Ele é um monstro da Era Transitória entre o Windows 3.1 e o 95, mas vá lá."

5) Lembro que TODOS os meus glossários, dicionários, favoritos, etc. e tal estão no computador titular. "Dancei", penso eu. "Vou ter trabalho dobrado de pesquisa." Mas eu ainda era capaz de sorrir das adversidades.

6) Após uma semana atrás da maldita placa-mãe, o técnico desiste do embate. Tenho de comprar memória nova. "Deixe, deixe. Eu queria gastar à-toa mesmo." Nervosismo, tendência a chutar móveis e a atirar objetos nas paredes e ansiedade descomunal me tomam.

7) Clientes fulos telefonam cobrando; clientes novos telefonam orçando. Com o atraso e a lentidão, não posso aceitar os novos e sou obrigado a aceitar os despautérios dos fulos.

8) O titular volta do campo do técnico. Só com 128 de RAM, pois o pente de 256 "veio com freqüência diferente." Raiva, ódio e alívio se misturam em meu ser. O amálgama resultante me dá azia e noites de insônia.

9) "Seu técnico, o som em meu computador é inexistente." "Som? Vc queria som no seu computador?"
Quem me conhece sabe que a esta altura eu perdi totalmente a paciência. Como dependo do técnico, descontei tudo na Karem e nos meus filhos. Graças a Deus eu tenho uma família para despejar todo o meu inferno interior.

9b) "Rode o CD da placa-mãe. Ele tem um programinha de som." Lá vou eu rodar programa, sentindo-me uma prostituta. Rodo, instalo e...

10) "ERRO DE PROTEÇÃO NO WINDOWS. FAVOR REINICIAR O COMPUTADOR." Após 2366 mensagens idênticas, sem conseguir reiniciar o computador e tomando uma cartela de Frontal 50mg, eu ligo para o técnico.

10b) "Tá aparecendo isso, é? Então, vai ter de FORMATAR o HD, seu Fábio." Devido ao Frontal, não posso ter certeza, mas creio que minhas exatas palavras foram: "Porra, cara! Não me fode!"

11) "Olha, salve a pasta Meus Documentos. Minha vida está nela." "Ok, seu Fábio. Só essa pasta?" "Só". E lá se vai meu computador e o que restava da minha boa vontade para com a humanidade.

12) O computador volta, agora com Windows XP. Minha pasta "Meus Documentos" segue firme. Eu a tenho desde 1995, assim como... minha pasta... favoritos...

13) PUTAQUEOPARIU!!!!! EU ESQUECI DE PEDIR PARA SALVAR A PASTA FAVORITOS!!!!!!!!!!

13b) Desgostoso da vida, falsificando a assinatura da Karem no receituário azul dela para poder me entupir de Lítio, eu vejo que além da Favoritos, que me acompanhava havia mais de 10 anos, toda bonitinha, classificada por tópicos e tal, eu tb esquecera de salvar os meus contatos do Outlook.

13c) Nada podia ser pior. Fico dois dias sem trabalhar, não atendo mais aos telefonemas. "Meus favoritos, não. Tudo menos isso..."

14) Recupero-me, saio da negação e entro de espírito claudicante na aceitação. "Bola pra frente". Concomitantemente à recuperação da minha vontade de viver, Deus me põe à prova uma última vez. O mouse trava a cada 15 minutos e eu tenho de reiniciar o computador.

Não sei se é o Frontal falando ou o efeito do derrame que eu certamente devo ter sofrido, mas nem ligo mais pelas perdas e danos. Reiniciar o computador de quando em quando não me parece mais tão ruim assim. O técnico? Não liguei mais para ele, apesar de já ter pago tudo e ele ainda não ter instalado o pente de 256mb de RAM.

Um comentário:

Robertson Frizero disse...

Amigo, tens rezado antes de dormir? De vez enquanto é bom...

Uma colega aqui do trabalho colocou um duende em cima do computador para evitar mau olhado e vírus. Não custa tentar...

Sou solidário com a sua dor. Perdemos quase tudo em um quebra-quebra recente no nosso PC...